Política

Após reunião com Bolsonaro, Zema anuncia recuo em ações contra pandemia

Na próxima semana, o governador Romeu Zema (Novo) irá apresentar protocolo para os prefeitos que queiram a liberação de medidas de isolamento social. Elas foram adotadas durante o início da pandemia do novo coronavírus. Onde e quando ele fez esse anúncio? Em Brasília e após encontro com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Foi mais um alinhamento de Zema a Bolsonaro a quem foi pedir ajuda financeira.

Tentou também vender para o presidente os créditos do nióbio pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Antes, tentou negociá-lo na bolsa de valores, mas os investimentos foram paralisados com a pandemia do coronavírus. Com a venda do nióbio, o governador pretendia pagar o 13º salário ainda atrasado. Seriam R$ 5 bilhões. Zema admitiu, há 30 dias, que a operação poderá render menos em razão da crise mundial provocada pelo coronavírus.

Risco é muito grande ainda

Ainda que o governador diga que adotará os devidos cuidados, com uso de máscaras, uso de vários equipamentos, limite de pessoas por metro quadrado, o recuo é muito arriscado. Hoje, cerca de 150 municípios mineiros já fizeram algum tipo de liberação por decisão dos prefeitos. O Estado tem, de acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, no dia 8, mais de 600 casos confirmados e 17 mortes pela doença e investiga outras 100.

Zema é o único governador do Sudeste que ainda está alinhado a Bolsonaro, que é contra o isolamento social e fechamento do comércio como medida de combate ao Covid-19. Ele foi um dos três governadores que não assinaram, no fim de março, uma carta pedindo apoio ao presidente e reafirmando as medidas adotadas.

Presidente pressiona, mas STF libera

Na noite de quarta (8), em pronunciamento, Bolsonaro responsabilizou governadores e prefeitos pelas medidas que restringem a circulação de pessoas no combate à pandemia.

Já o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assegurou a autonomia dos governos estaduais, distrital e municipal na adoção das medidas. Iniciativas que vão desde a imposição de distanciamento social, suspensão de atividades de ensino a restrições de comércio, entre outras.

Para o ministro, as autoridades devem atuar sempre com o absoluto respeito aos mecanismos constitucionais de equilíbrio institucional. E mais, em favor da manutenção da harmonia e independência entre os poderes, “evitando-se o exacerbamento de quaisquer personalismos prejudiciais à condução das políticas públicas”. Como lá em Brasília, por aqui o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte não se entendem e vivem se bicando.

Em Minas, 700 municípios na calamidade

Em Minas, mais de 700 municípios adotaram medidas contra a contaminação e decretaram estado de calamidade. No Brasil todo, são cerca de 2 mil, de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de municípios (CNM). Mas há municípios mineiros que estão pensando em mudar a partir de segunda (13).

E a Associação Mineira dos Municípios (AMM) articulou ação judicial para garantir aos municípios o investimento em comunicação institucional educativa na pandemia. O entrave é que 2020 é ano eleitoral. A iniciativa foi do presidente da entidade, vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Segundo ele, para que o combate ao coronavírus seja efetivo, os prefeitos precisam promover campanhas educativas de conscientização via meios de comunicação. Ou até mesmo por meio de carros de som na rua, alertando a população sobre as medidas de prevenção à COVID-19, entre outros alertas.

Câmara estuda ajuda a estados, única saída para governo de Minas sair do buraco

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Que bom que Zema não tenha caído no efeito manada. Tomou uma atitude de independência, apesar de mais próxima do governo federal. É uma política menos radical, mais inteligente e mais fácil de ser moldada e negociada de acordo com a situação da pandemia.

    • Até que enfim alguém lúcido no meio da massa. Quarentena total não é solução, há medidas mais inteligentes que podem ser adotadas.

    • A verdade é que dá igual comportamento de manada ou nao. O unico pais ocidental que tomou medidas ANTES da crise foi Alemanha, que tem taxa de mortalidade no minimo aceitavel. TODOS governos foram incompetentes e as medidades de isolamento, sim, sao boas, mas nao as melhores. Esquerda ou direita é irrelevante, a incompetencia é global! Comecando pela OMS.

    • Rafael, a arma dos fracassados é sempre chamar todos que discordam do Bolsolixo de esquerda ou PT. Saiba que a sua visão limitada não te deixa ver nada a não ser o Bolsolixo, Esse não irá realizar nada pois em 29 anos mamando no estado nada realizou, e o PT que acabou e não volta mais graças a Deus. Tente ampliar a sua visão meu amigo!

      • O problema do brasileiro está em pessoas como vc. Só reclamam do governo. Tudo está ruim. Na França está faltando propofol, na Espanha falta cloroquina e nesses países não vemos a manada metendo o pau no governo. Imprensa aqui é comprada pq não é mais financiada pelo Estado. Mas pessoas como vc, que se acham intelectuais, criticam por criticar pq está na moda ser do contra, torcer pelo errado. Não te culpo. A limitação política, intelectual, dentre outras, só será curada com muita educação. Serão décadas até lá. Quem sabe seu filho consiga entender meu recado. Amplie sua visão meu caro!

          • A minha filha, seguindo os meus passos, com 29 anos, ja tem formação superior a sua, doutorado. Além disso, posição correta com relação à espiritualidade e pensamento sistêmico. Coisas que com certeza, você não sabe do que estou falando.
            Você está roubando a minha fala. Você é massa de manobra. Qualquer coisa que um asno como o Bolsolixo fala, você cegamente acredita por falta de conhecimento.

            Siga o seu caminho...

          • Verdade. Pra vc ver o nível dos nossos doutores. NOSSO SUPER CAMPEÃO DE TUDO!! Principalmente das asneiras do mundo digital!!!

  • As medidas de contencao sao eficientes, mas sao percentualmente baixas em relacao ao que se poderia ter feito ANTES da crise.
    Comecou o erro pela OMS que minimizou a pandemia.
    Depois os paises que nao souberam lidar como antes, mas como toda humanidade, so comecaram a agir depois que tudo esta indo ao vaso sanitario.
    As medidas de isolamento social sao recomendaveis e importantes, mas nao diminuem a INCOMPETENCIA GLOBAL ao agir diante da crise.
    Se poderia manter a economia dos paises se a inercia e incompetencia dos politicos nao fosse tanta, e que medidas ANTES fossem tomadas.

  • Bolsoverme é capacho do Trump
    p e o Zema zero à esquerda é capacho do Bolsoverme. Presidente e governador não sabem o que estão fazendo no cargo. Um tem QI baixo e não tem cultura nenhuma e chegou a presidente devido ao povo QI baixo tbm e o outro até hj não sabe por que concorreu ao governo, não tem QI baixo mas emburreceu devido ao presidente tonto em quem se espelha.

Posts Relacionados

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

3 dias atrás

Cummins mantém projeção de queda em 2024

A Cummins, Inc., de Columbus (Indiana, EUA), líder global em segmento de motores, encerrou o…

4 dias atrás

CSN avança para dobrar produção de cimento

O Grupo CSN Companhia Siderúrgica Nacional) avança nas tratativas para dobrar sua capacidade de produção…

4 dias atrás

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

4 dias atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

6 dias atrás

Imprensa viu o tributo de Lula ao amigo. E só

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), na última sexta (26/04), até…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!