Por suas pautas, Comércio quer Frente Parlamentar na Câmara de BH Por suas pautas, Comércio quer Frente Parlamentar na Câmara de BH

Por suas pautas, Comércio quer Frente Parlamentar na Câmara de BH

Marcelo Souza e Silva e os vereadores Juliano Lopes e Wanderley Porto, foto Dara Ribeiro/CMBH

Na reabertura dos trabalhos legislativos, em fevereiro próximo, a Câmara de BH deverá criar a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços para defender as demandas do setor. O assunto foi discutido pelo novo presidente da Câmara de BH, vereador Juliano Lopes (Podemos) e o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, no dia 3 último.

Dentre as sugestões de parceria mencionadas, está a elaboração em conjunto de leis que envolvem o setor comercial. Na perspectiva da CDL/BH, a associação de parlamentares pode favorecer o setor em diversos pontos, como a redução de burocracia, simplificação da carga tributária, entre outros. O dirigente demonstrou otimismo referente à nova mesa diretora da Câmara e a adesão à sugestão, em especial ao  desenvolvimento de políticas públicas voltadas à atividade.

“Com a nova gestão, comandada por Juliano Lopes, esperamos que possamos ter ainda mais abertura para discutir temas e pautas prioritárias do setor. Temos boas expectativas quanto aos novos diretores e acreditamos que tanto a criação da Frente Parlamentar quanto as propostas serão analisadas com cuidado e, possivelmente, aceitas”, pontuou Souza e Silva.

Ainda no encontro, foi entregue ao presidente do Legislativo um caderno com pautas que incentivam um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e ao setor. Esse mesmo material havia sido entregue a todos os candidatos à Prefeitura durante as eleições do ano passado. “Agora, levamos ao Legislativo municipal nossas sugestões e demandas prioritárias”, reforçou o presidente da CDL/BH.

Qualidade e desenvolvimento

O caderno de propostas entregue a Juliano Lopes contempla sugestões referentes à zeladoria urbana, segurança pública, mobilidade urbana, assuntos tributários, liberdade e desenvolvimento econômico e código de posturas.

“Todos esses temas são fundamentais para que o comércio, gerador de mais de 70% do PIB da cidade e empregador de mais de um milhão de pessoas, possa estar em constante crescimento. A qualidade da cidade e o desenvolvimento do comércio andam lado a lado. Por isso, é fundamental que a Câmara Municipal conheça as demandas do setor e seja um aliado para o desenvolvimento”, apontou Marcelo de Souza e Silva.

A revitalização do hipercentro de Belo Horizonte foi apontada como uma das prioridades pela CDL, servindo de modelo para outras áreas da cidade. A entidade mapeou cerca de 30 centros comerciais em BH com grande potencial de crescimento, como nas regiões do Barreiro, Venda Nova, Betânia e Castelo.

(*) com informações da Ascom da CMBH e CDL/BH

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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