Dino "puxa orelha" de Bolsonaro e pede moderação no debate ambiental - Além do Fato Dino "puxa orelha" de Bolsonaro e pede moderação no debate ambiental - Além do Fato

Dino “puxa orelha” de Bolsonaro e pede moderação no debate ambiental

Flávio Dino - Governador do Maranhão

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), declaradamente de oposição ao governo federal, deu um “puxão de orelha” no presidente Bolsonaro na manhã de hoje, na reunião de governadores da Amazônia Legal, em Brasília.

“O extremismo não é o meio mais adequado nessa temática do meio ambiente”, disse Dino, que criticou também a postura do presidente em relação às ONGs. Na semana passada, o presidente insinuou que os incêndios florestais na região da Amazônia poderiam estar sendo provocados por ONGs, por terem perdido recursos para implementar seus projetos na região.

“Não podemos demonizar as ONGs. É preciso separar o joio do trigo”, disse o governador, fazendo também referência a uma passagem bíblica, que Bolsonaro costuma citar com frequência em suas falas. De acordo com Mateus 13:24-30 durante o Juízo Final os anjos vão separar os “filhos do maligno” (o joio), dos “filhos do reino” (o trigo).

Crise de imagem

Flávio Dino também pediu moderação ao presidente e afirmou que não será com uma postura reativa que o Brasil vai superar a crise de imagem que enfrenta hoje mundo afora, por conta do crescimento dos incêndios na Amazônia. “Quando você solta uma faísca, ela pode se transformar num grande incêndio”, afirmou o governador, em referência às declarações polêmicas do presidente sobre a questão ambiental.

Ao contrário do que vem pregando Bolsonaro, que recusou cerca de R$ 80 milhões oferecidos pelo G7 (grupo dos sete países mais ricos do mundo) para combater os incêndios florestais, o governador do Maranhão disse que o Brasil não pode prescindir da ajuda e cooperação de outros países. “Dialogar com outros países é imprescindível”, disse, alertando para o risco de o Brasil vir a sofrer sanções comerciais por conta da destruição do meio ambiente.

Soberania

De acordo com o governador maranhense, a soberania do Brasil sobre a Amazônia é inquestionável e que as balizas para a discussão em torno da legislação ambiental estão muito bem delineadas pela Constituição, no seu artigo 255. “Não é preciso rasgar a Constituição”, assinalou.

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Ambientalistas de todo o mundo e lideranças internacionais, que consideram a Amazônia uma área estratégica para o equilíbrio do clima no mundo, têm dito que as falas do presidente e de sua equipe têm estimulado a destruição do meio ambiente, inclusive as queimadas na região da floresta tropical.

Bolsonaro: “Índios têm 14% do território nacional; objetivo é nos inviabilizar”

“Governadores de Paraíba”

O presidente Jair Bolsonaro já havia deixado seu descontentamento com a atuação do governador do Maranhão. No dia 19 de junho, pouco antes de conceder uma entrevista para jornalistas estrangeiros, o presidente disse ao ministro Onix Lorenzoni: “Desses governadores de paraíba, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”. O áudio foi captado pela TV Brasil, emissora oficial do governo federal, e acabou se espalhando.

Em resposta, na ocasião, o governador maranhense disse que a fala do presidente “foi a prova de que existe um insano no comando do país”.

Advogado cearense entra com queixa-crime contra Bolsonaro no STF

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Ferrari Gontijo

Manda este governadozinho Vermelho ,Prá Puta Que Pariu !! Vai cuidar do seu estado, que se não é o pior IDH do Brasil é um dos piores !!

Cassio Luis

e que era governado pelos Sarneys há décadas, Flavio Dino esta surfando em aprovação popular em seu estado enquanto a aprovação do Bozo está só derretendo.

pedro mito

então vá morar lá, deve ter mortadela de graça todos os dias

Agnaldo Teixeira

Mas Sarney só não foi, como ainda é popular por lá!!

Rodrigo Ferrari Gontijo

Manda este governadozinho Vermelho ,Prá Puta Que Pariu !! Vai cuidar do seu estado, que se não é o pior IDH do Brasil é um dos piores !!

Agnaldo Teixeira

Quero vê você, Dino identificar o que é joio e o que é trigo nesse país.
Politicamente falando é difícil encontrar trigo no seu estado!!
Alem do mais esse Macron tá querendo aparecer e tomou uma investida do Bolsonaro.
O sujeito se quer conseguiu conter o incêndio na Igreja Notre Dame e vem querer conter incêndio na Amazônia.

Edilson Soares

Difícil acreditar que tem gente com suas ideologias e fascinação pelo Bolsonaro, cara fala merda, faz merda e tem bestas brasileiros que apoia esse cara, enquanto eles come caviar e toma vinho francês, vcs toma água e come pé de galinha e ainda os chamas vcs de trouxas de eleitores.

pedro mito

seu líder tá preso…

Fernando

Esse Dino é um palhaço, só conversa vazia ! Comunista FDP !

pedro mito

não teve nada disso eu vi o vídeo. o Dino ficou pianinho com o pires na mão esperando o Bolsonaro falar. Ou o jornal tem tipo analfabeto funcional ou outras intenções.

José Eduardo Botelho

Lula tá preso babaca. Agora mando Eu. Dinheiro maldito será sempre recusado. Não vamos subsidiar ONGs comprometidas com PTralhas Comunistas. Viés esquerdistas. Temos Presidente Patriota q combate a Internacionalisação do nosso Torrão Pátrio nossa Amazonas como querem esses monte de B**** Comunistas entreguistas, demônios dos zinferno..!Agora mando Eu..! Copiou ou quer q dezenhe..!Lula tá preso babaca..!

FLORENCIO DE SOUSA NETO

Este coronelzinho SARUE DO MARANHAO, primeiramente deveria era tirar o lixo das ruas do estado.
Este coronelzinho eh mandado pelo grande coronel sarney no Maranhao.
Sr. Coronelzinho, faca alguma coisa pelo seu estado, governe para os menos favorecidos, seja verdadeiro e náo um petista ratazana.

Marcelo Neri

Esse Dino é apenas mais um corrupto que ficou rico com dinheiro público, não tem moral nem pra limpar chiqueiro.

Tool Lateralus

KKKK
Olha essa materia desse jornalistazinho de merda…
O cara tem coragem de dizer que esse SUINO CORRUPTO puxou a orelha de alguem…
Um corrupto vagabundo dando lição de moral?…É isso mesmo reportezinho idiota?

Marcelo

Pqp… é ISSO que a imprensa vai divulgar sobre a fantástica reunião com os governadores??

Esse DINO foi o único Governador entre os 9 na reunião que não demonstrou NENHUM conteúdo, cara.

Ele é um verdadeiro saco de VENTO da Dilma, não tem nada por dentro, a não ser banha. E banha da pior qualidade.