“Maioria dos problemas dos municípios nasce no Congresso Nacional”, acusa CNM “Maioria dos problemas dos municípios nasce no Congresso Nacional”, acusa CNM

“Maioria dos problemas dos municípios nasce no Congresso Nacional”, acusa CNM

Julvan Lacerda está perto de concluir o segundo grande acordo para os municípios mineiros, foto site AMM

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Município (CNM), Julvan Lacerda, invocou os prefeitos a pressionarem o Congresso Nacional contra medidas que afetam os municípios. “Vejo que esse momento é o de unir forças em torno da nossa pauta para podermos ir pra cima do Congresso Nacional. É onde nasce a maioria dos problemas que aflige o gestor público municipal. Porque longe da realidade que a gente presencia, eles votam leis distorcidas pra atender interesses e nós é que pagamos o preço”, acusou Julvan Lacerda ao ser reempossado no cargo hoje (31). Ele não especificou quais seriam as normas prejudiciais.

A crítica dele refere-se a diversas medidas aprovadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal criando novas leis que geram despesas para os municípios sem a devida fonte de recursos. “Antes de aprovar leis irresponsáveis, deveriam garantir o repasse dos recursos pelo governo federal para as novas leis e novos programas”. Julvan também é presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), representando, mais uma vez, Minas Gerais na diretoria da maior entidade municipalista do país. Ele ainda manifestou preocupação com o atual desafio dos prefeitos em meio à pandemia e polarização política do país.

Pandemia e polarização afetam

“É um momento muito difícil. Em Minas Gerais, mais de 500 prefeitos estão iniciando mandato, o que já é um grande desafio. No meio de uma pandemia e de uma polarização extremista como a que estamos vivendo, é um desafio maior ainda. E por isso precisam contar com o direcionamento da CNM e do movimento municipalista na defesa intransigente dos direitos dos municípios”.

Durante a cerimônia, Glademir Aroldi se despediu da presidência, que será comandada por Paulo Ziulkoski, que retorna ao comando da Confederação após três anos. A solenidade teve número reduzido de participantes e foi transmitida pela internet. Julvan entregou a Aroldi, em nome da diretoria da CNM, uma placa pelo comprometimento e pelas conquistas realizadas durante a gestão dele.

“A CNM, sua diretoria e colaboradores agradecem ao presidente Glademir Aroldi pela liderança, doação e sabedoria com que dirigiu essa entidade municipalista. Muito me honra estar aqui em nome da diretoria. Hoje, finaliza esse trabalho e passa para a nova diretoria a responsabilidade de conduzir a causa municipalista no nosso país e falar em nome de todos”, disse.

(*) Com informações da CNM. Leia mais aqui

LEIA MAIS: Bolsonaro age como quem atira contra a própria tropa, diz líder da AMM

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments