Política

PT corre o risco de até ficar fora do palanque de Lula em Minas

O PT é o partido do presidente da República e o maior do Brasil, mas, politicamente, age como se ainda estivesse no DCE da política estudantil. Os petistas não perceberam que não são mais o que foram, assim como os velhos conhecidos e rivais tucanos. Diante disso, correm o risco de ficar fora da construção do palanque presidencial de Lula, candidato à reeleição, em Minas. Cada dia mais, fica visível que o candidato de Lula em Minas e a construção de seu palanque não passam pelo PT estadual.

O partido estaria repetindo os desacertos da campanha eleitoral municipal passada, quando foram os maiores adversários do candidato de Lula, no caso o ex-prefeito Fuad Noman (PSD). Se o PT tivesse entendido o contexto poderia ter ajudado em um desfecho melhor para o futuro de BH, que, hoje, é governada pela direita e que, como a esquerda, foi derrotada na eleição.

Como o PT está sem rumo, assistindo aos movimentos políticos sem protagonismo, o centro e centro-direita tomaram a iniciativa de construir o palanque de Lula em Minas. Se não se sentar à mesa para participar do processo, sem medo de ser feliz, os petistas correm o risco de não entrar nas articulações. Na Paraíba, por exemplo, o partido ficou isolado com a aproximação de Lula com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Na eleição passada (municipal), o partido apostou em candidatura própria e o resultado foi desastroso. Desta vez, para evitar desgastes, o presidente nacional, Edinho Silva, já esteve em BH e avisou que o partido não aceitará candidatura própria e que o objetivo será reeleger Lula por meio de uma frente ampla. Na eleição estadual passada, o petista correu riscos quando ficou sem candidato no segundo turno eleitoral, com a derrota do ex-prefeito de BH Alexandre Kalil para Zema, ainda no 1º turno.

Marília pode até se aposentar

Sem ação e reação, o PT se omite até mesmo em definir o candidato ao Senado, embora tenha a candidata mais competitiva na disputa, que é a prefeita de Contagem, Marília Campos. Além das diferenças históricas, o partido receia a posição de Marília que, publicamente, condicionou sua candidatura ao veto da candidatura do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), que é próximo a Lula. Se não for candidata nestas eleições, dizem, em Contagem, que ela pode até se aposentar das disputas.

Alexandre Silveira é ou não é

Se o ministro Alexandre Silveira for candidato a senador, a prefeita Marília Campos (PT) deve desistir da disputa ao mesmo cargo. Se ele for candidato a governador, as pesquisas dizem que ele não tem voto. Aliados dizem que o melhor cenário para Silveira é continuar ministro e assumir posição de coordenador da campanha de Lula à reeleição em Minas.

Desafios do PSOL

O PSOL, ou parte dele, lançou a pré-candidatura de Maria da Consolação ao governo de Minas nas eleições deste ano. Faltou combinar com os diversos segmentos do partido, que, como ou mais que o PT, é uma colcha de retalhos. Consolação é uma das fundadoras do PSOL, mas seu grupo é minoritário. Além dessa combinação, outra precisa ser feita.

O PSOL está federado ao partido Rede, que, hoje, flerta com a pré-candidatura a governador de Alexandre Kalil (PDT). Do PSOL, já houve acenos a Kalil, em novembro passado, por parte das parlamentares Bella Gonçalves (estadual), da bancada municipal do partido e da ex-deputada federal Áurea Carolina.

Reajuste de servidor: 5% ou mais

Em ano eleitoral, o governo Zema/Simões deve enviar projeto para a Assembleia Legislativa dando reajuste geral de 5% para o funcionalismo público estadual. O projeto deixará portas abertas para que o Legislativo amplie e melhore o percentual. “Mais do que 9%, eu não consigo pagar”, teria dito o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Gomes. As lideranças dos servidores querem aproveitar a boa vontade do atual governo, que tem dois pré-candidatos às eleições. Zema para presidente e Mateus Simões, atual vice, para governador.

Cunha e o uso da máquina

Em campanha para se reeleger deputado federal, desta vez, por Minas Gerais, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha arrumou endereço em Belo Horizonte. Carioca, ele não quer atrapalhar a reeleição da filha, Dani Cunha, no Rio, e decidiu concorrer em Minas depois da tentativa frustrada em São Paulo.

Disse ao Blog do PCO que não irá prometer nada porque tem experiência própria de ex-deputado. No final do ano passado, por exemplo, conseguiu a proeza de, mesmo sem mandato, enviar emenda parlamentar de R$ 1 milhão para a cidade de João Pinheiro (Noroeste), onde tem duas emissoras de rádio evangélicas.

O presidente da Câmara de João Pinheiro, vereador Guilherme Coxa (PP), disse que ele será eleito facilmente para deputado. “Sem ter mandato, conseguiu R$ 1 milhão pra nós, imagina com mandato”. Deverá ser mais um deputado que cai de paraquedas em Minas.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

‘Rei de ouros’ do PT no tabuleiro (lama) do Master

Aos poucos a opinião pública se conscientiza de que só há uma diferença nos podres políticos levantados pela Polícia Federal (PF) nas Operações Lava…

1 hora atrás

Pacheco está vacinado e decepcionado com Lula

A um aliado, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) disse que está vacinado dos encantos do…

6 dias atrás

CVM atrasada contra “sofisticação” dos crimes

No clima das turbulentas investigações das fraudes financeiras no grupo liderado pelo Banco Master S.A., a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acordou. Desde ontem…

6 dias atrás

CPI Arca de Noé: Master, Toffoli, Congresso, TCU,

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), em pleno recesso, teve o zelo calculado de criar um Grupo de Trabalho (GT)…

1 semana atrás

Master fez Lava Jato virar bifinho

O ministro-relator do escândalo do Banco Master, Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), gera desconfianças na condução do caso.…

1 semana atrás

Simões tem um problema: explicar a dívida de Minas na campanha

Mais orientadoras do que as quantitativas, as pesquisas qualitativas apresentam dados reveladores. O núcleo de…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!