STF deve derrubar na 4ª decisão de ministro que liberou culto na Páscoa STF deve derrubar na 4ª decisão de ministro que liberou culto na Páscoa

STF deve derrubar na 4ª decisão de ministro que liberou culto na Páscoa

Ministros do STF devem julgar o imbróglio jurídico na quarta, foto reprodução do site STF

De batalha política, ideológica, jurídica e sanitária, o combate à pandemia tem capítulo de guerra santa também, com o abre e fecha de igrejas e templos. Além dos riscos da pandemia, a situação, agora, é de suprema insegurança jurídica. E as consequências são as piores possíveis, especialmente, quanto à disseminação do vírus da Covid-19 e, infelizmente, doenças e riscos de mais mortes. A ficha de alguns brasileiros ainda não caiu mesmo e, se caiu, foi do lado errado.

O país tem agora duas decisões judiciais supremas e divergentes, uma contrariando a outra em um caso explícito de insegurança jurídica. Para agravar o imbróglio e a divergência jurídica, uma delas contraria também a decisão do próprio Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a liminar do ministro Kássio Nunes Marques, “o novato na Corte”, que liberou o culto religioso no início da noite de sábado (3) de feriadão e em pleno pico da pandemia.

Na próxima quarta (7), o Supremo deverá derrubar sua decisão porque ela contrariou uma série de decisões, recomendações, a ciência e até o princípio federativo. Em primeiro lugar, negou a ciência e a realidade pandêmica no país, com mais de 330 mil mortes, ao permitir aglomeração em igrejas e templos.

Atropelou a ciência e até o Supremo

Para isso, atropelou a autonomia de estados e municípios, garantida pela Constituição federal, e, por último, contrariou decisão do pleno do Supremo. Em 15 de abril de 2020, no início, os ministros decidiram que governadores e prefeitos, assim como o presidente da República, podem e devem adotar medidas de combate à pandemia.

Por duas razões, a primeira constitucional, que se baseia no princípio federativo da autonomia de estados e municípios. Em segundo lugar, pela falta de iniciativa do presidente da República, que, por negar a realidade da pandemia, se omitiu e negligenciou a crise sanitária. Além do que, prefeitos e governadores agem, ou deveriam agir, de acordo com a realidade local, já que a pandemia tem disseminações diferentes em cada região.

Para ampliar a insegurança jurídica, o ministro Nunes intimou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que se manifestou contra a decisão, para que cumprisse sua liminar. E ainda acionou a Polícia Federal para garantir o cumprimento. Na decisão, Kássio Nunes determinou que Estados, municípios e o Distrito Federal não podem exigir o cumprimento de decretos que proíbam “completamente” celebrações religiosas.

Divergência suprema

Agora, vamos à segunda decisão. Nesta segunda (5), foi a vez do ministro Gilmar Mendes, do mesmo STF, negar a prática religiosa em São Paulo por, pelo menos, duas razões. A primeira é a situação de colapso da saúde no estado paulista em função do agravamento da pandemia. A segunda em razão da decisão do STF, que, no ano passado, garantiu a autonomia e a autogestão aos estados.

A decisão negou, nesse caso, pedido do partido do próprio Kalil em São Paulo, no qual contesta decreto do governador João Doria (PSDB). A norma estadual proibiu a realização de cultos e missas presenciais no Estado para conter o avanço da covid-19.

Na decisão, Gilmar Mendes determinou o envio do caso para julgamento no plenário do STF para que o colégio de ministros examine o caso “com urgência”. Segundo a assessoria do STF, o presidente Luiz Fux agendou o julgamento do tema para a próxima 4ª feira (7).

Negacionismo generalizado

Gilmar Mendes afirmou no texto, que “apenas uma postura negacionista autorizaria resposta em sentido afirmativo” pela liberação dos cultos. “[É] Uma ideologia que nega a pandemia que ora assola o país, e que nega um conjunto de precedentes lavrados por este Tribunal durante a crise sanitária que se coloca”, apontou.

Em Belo Horizonte, o prefeito Kalil, embora tenha recuado, apelou à Suprema Corte para uma decisão liminar e de emergência. Apesar da reprovação dos outros ministros do Supremo, nenhum deles, nem mesmo o presidente da Corte, a quem o recurso foi dirigido, tomou providência alguma.

Provavelmente, Luiz Fux não quis confrontar Kássio Nunes no domingo de Páscoa, razão pela qual deve levar o assunto para o plenário. Ou seja, vai ser uma sessão de lavar a roupa suja. Até lá, igrejas e tempos vão continuar descumprindo, à exceção de São Paulo, os decretos estaduais e municipais que determinam o distanciamento social.

O que é essencial na pandemia?

Em meio ao agravamento da doença, o Supremo terá de se posicionar sobre uma questão que envolve fé, ciência e justiça. A tendência é de que o entendimento do plenário de abril do ano passado seja mantido.

Pode ser a hora de discutir também o que é serviço essencial na pandemia, já que estão colocando vários setores como se fossem prioridade, inclusive cultos em igreja.

LEIA MAIS: Bolsonaro age como quem atira contra a própria tropa, diz líder da AMM

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giselle Leigh

Esse jornal é uma M. Além de parcial não entendem nada e collocam informações incorretas. O que está em jogo é a liberdade individual e coletiva dos cidadãos. Quem é o STF para decidir contra o que a Constituição já definiu? Estão querendo tirar nossos direitos básicos como a liberdade de ir e vir, a liberdade religiosa e o direito de trabalhar. A proibição de cultos e missas afronta o princípio do Estado Laico e da liberdade religiosa que são clausulas pétreas da Constituição. Infelizmente o STF rasga diariamente a Constituição. Em breve estaremos vivendo em um estado fascista.

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Jornaleco que se vendeu. Por isso cancelei, há 3 anos, a minha assinatura. E desde quando site de jornal é essencial? Desde quando novela é essencial? Desde quando BBB é essencial. Essencial é tudo aquilo que leva uma pessoa a trabalhar para alimentar a família, comprar remédios e pagar as contas. No governo ninguém negou a pandemia tanto que o presidente declarou estado de calamidade em 03/2020 enquanto prefeitos e governadores liberaram o carnaval. Eles e os doutores David Uip e o Dr. Globo Drauzio Varela afirmaram que a COVID não chegaria ao Brasil e que se chegasse não passaria de uma gripezinha.
O presidente criou o maior auxílio emergencial do mundo em tempo recorde. Destinou R$420 bilhões aos estados para combate à pandemia e o que os prefeitos e governadores fizeram? Desviaram o dinheiro.
O governo federal já liberou mais de 46 milhões de vacinas e os prefeitos e governadores só aplicaram 20 milhões de vacinas.Genocidas são vocês, imprensa, prefeitos e governadores.

Observador do Norte

Nós brasileiros estamos em um “mato sem cachorro”, já que estão colocando como opção de chefe da nação dois projetos igualmente macabros de poder, onde o objetivo maior de ambos não é servir ao povo, mas tão-somente se servir das benesses do poder!