Após 10 dias de TV, quadro não se altera e reduz chance de 2º turno Após 10 dias de TV, quadro não se altera e reduz chance de 2º turno

Após 10 dias de TV, quadro não se altera e reduz chance de 2º turno em BH

João Vitor Xavir (Cidadania), Áurea Carolina (PSOL), Bruno Engler, candidatos à prefeitura de Belo Horizonte.

João Vitor Xavir (Cidadania), Áurea Carolina (PSOL), Bruno Engler, candidatos à prefeitura de Belo Horizonte.

A conta não tem a previsão científica, mas, de acordo com especialistas, os 10 primeiros dias de campanha na tv e rádio seriam fundamentais para eventuais mudanças. Caso contrário, não haveria chances de alteração, já que estaremos a menos de 30 dias da votação. Nesta segunda, chega-se ao 11º dia de propaganda gratuita eleitoral, em Belo Horizonte, e não há sinais, até agora, de que poderá ocorrer o segundo turno.  

Ou seja, o quadro eleitoral está inercial. O prefeito Alexandre Kalil (PSD), mantém-se favorito para se reeleger em primeiro turno, no dia 15 de novembro. De acordo com o Ibope, ele está com 59%, cresceu um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa de 3 pontos percentuais. A pesquisa citada está registrada no TRE sob nºMG-00100/2020 e foi feita entre os dias 13 e 15 de outubro.

Contagem regressiva

Restam somente 27 dias para a votação; o tempo corre contra os rivais do prefeito. Ao contrário do que eles imaginavam, os programas não produziram o efeito esperado. Especialmente, para o segundo colocado, João Vitor Xavier (Cidadania). Ele apostava muito pelo fato de ter conquistado o apoio do maior número de partidos, oito em sua coligação, conferindo-lhe, por isso, o maior tempo na tv e rádio.

Somam-se a isso a experiência e a familiaridade que ele tem com a comunicação, como apresentador de programa de rádio, e com os microfones do plenário da Assembleia Legislativa, onde é deputado de terceiro mandato. Ele é o que mais chances de, com o próprio crescimento nas pesquisas e de outros concorrentes, levar a disputa para o segundo turno.

Falta de debates afeta mudanças

Por enquanto, a disputa é pelo segundo e terceiro lugares. João Vitor se descolou desse grupo, está com 7 pontos. No entanto, é perseguido por Áurea Carolina (PSOL), com 3 pontos, e Bruno Engler (PRTB), com 2 pontos.

Ainda contribui para esse quadro de inércia na campanha eleitoral, a desistência das emissoras de TV, à exceção da Band, em realizar debates. Por conta disso e da pandemia, o eleitor está sinalizando, além das intenções de voto manifestadas, que não deseja sair de casa duas vezes para votar e se expor aos riscos da Covid-19.

LEIA MAIS: Ibope traz 2 fatos novos apesar do quadro estabilizado em BH

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Duval Emilio

Detesto politicos como a maioria do povo, é sempre a mesma coisa, quem esta fora quer entrar atacando quem esta no poder. Jogo sujo como sempre, não passam de oportunistas querendo boquinha. Não voto mais em ninguém mas aqui em BH kalil não tem adversários e vai vencer no primeiro turno, menos mal que não precisaremos ir duas vezes nessas sessões eleitorais.

Artur

O “jornalista” tá tristinho com as pesquisas? Outro dia tava todo feliz dizendo que a Áurea ia pro segundo turno. Tadinho…
Tá tomando um chazinho de realidade agora? hauhuahuahauha

Geraldo J Jr

Acho que quem tá precisando de um chá de realidade é você meu caro. Acho que você não deve andar por Belo Horizonte pra ver que lixo de cidade vivemos. Não há um só viaduto que não tenha se tornado moradia de mendigos, não há uma só rua que não viva suja, não há uma só escola que apresente resultados positivos no aprendizado para os alunos.

Artur

Você não entendeu meu comentário. Eu estou triste pelo Kalil vencer de novo, acho ele um imbecil. Mas achar que a Áurea é uma alternativa, torcer pra isso e ainda noticiar que ela ia pro segundo turno, aí é burrice extrema, o que é o caso do “jornalista” desse bloguizinho.

Geraldo J Jr

Kalil não é burrice, é irresponsabilidade!

Everaldo Costa Costa

SERIA UMA LOUCURA DOS MINEIROS COLOCAR UMA PSOLISTA NO PODER, CUIDADO COM COMUNISTAS GENTE, ESSE POVO É PERIGOSO.

Geraldo J Jr

Belo Horizontinos se arrependerão amargamente de manter esse ser peçonhento chamado Kalil.

BH é a de longe a pior capital do país. A cidade é uma lixeira a céu aberto. Chegará o próximo período chuvoso e novamente veremos carros boiando, vidas perdidas e o mentecapto fingindo ser um homem preocupado com os pobres.

BH continuará vendo comércios fechados, empresas se mudando daqui e povo continuando com a educação cada dia pior! #ForaKalil

Thiago Alves

O fato da cidade ser uma lixeira, no meu ponto de vista depende mais da educação de quem mora na cidade. Limpa Limpar para o povo sujar não da né.
Se realmente está insatisfeito, é só mudar da cidade. Essa é a melhor atitude para quem está insatisfeito.
Faça como eu, viajei ao estado de Santa Catarina e vi que lá é outro nível cultural e de educação. Já estou planejando minha mudança.
Politica meu caro, é igual minha vó fala, desde que ela era jovem era revoltante. Isso não vai mudar. Só quem pode mudar sua vida é você mesmo.
Fica a dica. Abraço.

Diogo Domingues Carvalho

Não é culpa só da população, a prefeitura captou na gestão Kalil R$ 100 milhões a mais em taxa de limpeza e varreu 5% a menos em km a cidade. Dados da própria PBH. Kalil tem que sair, tem que mudar. Qualquer um é melhor que ele.

Geraldo J Jr

A sociedade é o resultado das políticas públicas, começando pela EDUCAÇÃO. Entendo e respeito seu posicionamento, inclusive estou com o mesmo projeto VAZAR daqui, infelizmente uma cidade onde o Prefeito que milionário acha que pagar IPTU é favor, não dá pra esperar educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Talvez encontremos em Floripa!

WEBBER !! SERIE A!!!

o belo horizontino tem que SE FUDER MESMO, VOTAR em um cara que FUDEU BH LITERALMENTE, e ainda nao paga o seu iptu, afinal ele pagou ou nao o iptu, na ultima campanha ele apresentou o iptu quitado, era falso o documento?

.
votar em reeleição de vereadores enesse atual prefeito ,bh está indo para o buraco, e depois nao reclamem de passagem cara e aumentos abusivos no iptu, que a conta dos amigos dokallil ta chegando em janeiro.

e mais , o comercio esta funcionando a todo vapor, ai eu faço a pergunta a vc narigudo, pq a cidade ficou 5 meses com comercio fechado? ja tem vacina? pois os numeros estao diminuindo…

Rodrigo

Pesquisas mentirosas. No dia da eleição veremos a verdade. Ninguém quer que esse projeto de ditador continue na prefeitura. FORA KANIL!

Paulo Rodrigues

Mudanças com João Vitor Xavier ? Nunca ! Sempre oportunista como todos que usam o microfone de rádio e TV para se promover, são bons na hora de criticar e quando assumem os cargos públicos demonstram total incompetência. Essa turma do microfone quer viver da política, em BH é desde a época de Odair Pinto. Radialistas na política são apenas conspiradores que se unem, vencer não é tudo, é o único objetivo.

Diogo Domingues Carvalho

O JVX ganha mais na rádio que com política. Errado ele é de sair dos microfones da rádio, se quisesse viver de algo, n mexia com política que era melhor.

WEBBER !! SERIE A!!!

Será que ganha mesmo? a longo prazo sei nao, afinal aposentadoria na politica e regalias é logo ali.

Paulo Rodrigues

Conta outra ! Eu duvido e dou a minha cara a tapa se programinha de rádio dá para sustentar o luxo de JVX.

Mauro Sérgio Morais

Kalil, o melhor prefeito do Brasil. Neste, eu voto.

silvio Arruda

Procurem conhecer a candidata Luísa Barreto, a melhor proposta pra BH!!!!

Everaldo Costa Costa

esta fulana aí deve e do psdb ? se sim é só lembrar de uma coisa – PSDB E PT sempre estáo de mãos dadas, abram o olho, É TUDO LIXO DA MESMA EMBARCAÇÃO.