Política

Zema pode sair do partido Novo para manter aliança com Bolsonaro

A situação política do governador Romeu Zema vai ficando delicada dentro de seu partido. Como se sabe, elegeu-se pelo Partido Novo, mas vinculou seu nome, na reta final, ao do então candidato Jair Bolsonaro (ex-PSL). Foi um claro e explícito ato de infidelidade partidária, que lhe trouxe desgastes, já que o Novo tinha como candidato o empresário João Amoêdo, que comandava a legenda. De lá pra cá, reforçou a aliança com o presidente na gestão e quer mantê-la para tentar a reeleição no ano que vem.

A ousadia eleitoral garantiu-lhe a vitória surpreendente, mas rendeu alguns desgastes partidários internos. Tem sobrevivido a eles, assim como as divergências. Tanto é que o partido chegou a entrar no Supremo Tribunal Federal, no início de 2020, contra reajuste diferenciado que Zema tentou dar aos policiais mineiros. Era de 42%, mas o governador recuou para 13%.

Vice-governador deixou o partido

Por conta dessa trombada, o vice-governador Paulo Brant deixou o partido, mas Zema nada fez. Ficou em silêncio. Outro dia, ele defendeu mudanças na forma de financiamento eleitoral dentro do partido, que não aceita o fundo público, e não conseguiu audiência.

O Novo chegou a expulsar um ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles, do Meio ambiente, por sua desastrosa atuação. Amoêdo deixou a presidência do Novo e, hoje, defende o impeachment de Bolsonaro. Se a tese crescer dentro do partido, Zema viverá novo dilema. Voltar a ficar em silêncio ou fazer como fez seu vice, sair do Novo, e procurar outro já que, em 2022, precisará de legenda para disputar a reeleição ao Governo de Minas. E mais, como deverá manter a aliança com Bolsonaro, poderá migrar para o mesmo partido que o presidente se filiar.

Polarização à vista

Seu principal adversário político, o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), admite ser candidato e faz, todo o tempo, contraponto ao estilo de Bolsonaro e de Zema. Tudo indica que se desenha aí uma polarização entre Zema e Kalil: um bolsonarista e antibolsonarista. Ou ainda, Zema pode jogar a tolha e largar tudo. Afinal, seu grupo empresarial faturou no ano passado nada menos do que R$ 1 bilhão, de acordo com o jornal Valor Econômico.

LEIA MAIS: Kalil lucra, e Zema ignora ação para eleger mineiro na chefia do Senado

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Parabéns, Zema, você está certíssimo! Esteve sempre com a consciência tranquila, está tirando Minas Gerais do buraco e da corrupção deixada pelo PT e vai longe na política séria, com certeza. E considere que NUNCA PRECISOU DISSO, pois, tem fortuna própria e honesta.

  • ai zema, na luta como sempre e de braços estendidos.... com o pires na mão, o politico prevaricador, péssimo gestor, um gamba cheira o outro, vai logo zema, mas o que eu acho mesmo é que seus devaneios políticos se encerram no próximo pleito

    • O Zema é um ótimo vendedor de eletrodomésticos, mas como governador é uma vergonha para Minas GERAIS. Apoia o miliciano capitão cloroquina, afinou para a policia. Zema as lojas Zema precisam de vc. Deixe o governo de Minas para alguém que honre as nossas tradições. Zema não passa de um banana.

    • Péssimo gestor?? Empresas do cara fatura 1 bi e ele eh péssimo gestor????? Kkkkk kkkkk eh cada uma que a gente lê nessa internet kkkkj

  • Vai voltar pra Araxá, aquela cidade linda. Vai vender ventilador em 82 parcelas, com aquele juros camaradas...

  • Pisa na garganta dos esquerdopatas acéfalos zema!!! Parabéns pelo excelente trabalho... chorem abutres comedores de carniça adoradores do bandido sem dedo

  • eu e minha familia toda votou nessa fdp desse governador, e olha o que ele fez? nada, outro pimentel!! Vamo kalil, meu voto será seu!

Posts Relacionados

B3 entra em elo do Master, apontado primeiro no ALÉM DO FATO

No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…

2 horas atrás

Saia justa na chapa aliada de Lula em Minas

Antes de encontrar o candidato, ou candidata, a governador(a) de Minas para fortalecer seu palanque…

4 dias atrás

Goldman Sachcs vira traço na Bradespar

A Goldman Sachs & Co. LLC  (Goldman Sachs Group) encolheu de modo significativo do capital…

4 dias atrás

Novembro ‘master’: corrupção, prisão de generais e COP30 pífia

O Governo Lula trata a política do país em patamares típicos de país susbesenvovido, tirando…

6 dias atrás

TCEMG investiga espionagem de estatal mineira por privatização

Em um despacho do conselheiro Agostinho Patrus, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE),…

6 dias atrás

Prisão de Bolsonaro racha a direita e favorece Lula

A prisão preventiva e, sequencialmente, definitiva do chefe do bolsonarismo deverá rachar a direita raiz,…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!