Zema perde e sua reforma da previdência será adiada para 31 de dezembro

Governador Zema conversou recentemente com o ministro Paulo Guedes sobre situação financeira de Minas. Foto - Ministério da Economia

Zema falou, por telefone, com o ministro Paulo Guedes, mas não obteve sucesso, foto (de março deste ano) Ministério da Economia

Em mais uma derrota do governador Romeu Zema (Novo), o prazo imposto pelo Ministério da Economia para a reforma da previdência de estados será prorrogado para 31 de dezembro. A decisão irá beneficiar também os municípios que não conseguiram fazer a própria adequação à luz da previdência geral, aprovada pelo Congresso Nacional. Com isso, a discussão da reforma volta à estaca zero a partir de agosto.

A informação foi dada a Zema após contato, por telefone, com o ministro Paulo Guedes (Economia). Zema queria prazo, no máximo, até 31 de agosto, para reduzir os desgastes, mas ouviu do ministro que a prorrogação não poderia ser diferente do que foi acertado com municípios, como havia antecipado o site ALÉM DO FATO no dia 14 de julho.

PBH retirou sua reforma da Câmara

No início do mês, a Prefeitura de Belo Horizonte já havia obtido essa prorrogação, o que a levou a pedir a retirada de sua proposta de reforma da previdência da Câmara Municipal no dia 3. A articulação foi feita pelos secretários municipais de Planejamento de todo o país.

No dia 8 de julho, o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), anunciou a suspensão da tramitação da reforma, adiando-a para a primeira quinzena do mês de agosto. O prazo teria sido acertado com o governo Zema, que se comprometeu a oficializar o adiamento junto ao Ministério da Economia.

De acordo com portaria federal (1.348) em vigor, do Ministério da Economia, estados e municípios teriam que, até o dia 31 de julho deste ano, adequar suas previdências. Caso contrário, poderiam sofrer sanções, como o não repasse de recursos federais extraordinários. Vários deputados estaduais, entre eles Cristiano Silveira (PT) e Sargento Rodrigues (PTB), e sindicatos, como o Sindifisco-MG, entraram na Justiça federal contra a exigência. Governo de Minas foi notificado para justificar a necessidade.

Nova portaria será divulgada

A partir do adiamento unilateral de Minas, a Assembleia realizou seminário de quatro dias para atender aos reclamos dos servidores de falta de debates e participação na reforma. Ao final dos quatro dias de debates, os servidores, por meio de suas representações, apresentaram 244 propostas. O documento foi entregue por Agostinho Patrus aos secretários de Governo, Igor Eto, e de Planejamento, Otto Levy.

Nos próximos dias, o Ministério irá oficializar o novo prazo com a divulgação de portaria para todo o país, sem risco de punições aos retardatários.

LEIA MAIS: Reforma da previdência de Zema poderá ter mais 6 meses como a da PBH

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
49 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Murilo Andrade Marçal

Esta manchete foi feita por um retardado, quem perdeu foi o estado o povo que trabalha para sustentar esta corja de vagabundos chamados de “servidores” públicos que em sua esmagadora maioria não servem pra nada.

Paulo Miranda

Enfrente um concurso público se vc for capaz . Não diga o que não sabee .

Murilo Andrade Marçal

Eu trabalho o safadão.

Gerson Silva

Meu caro, não precisa de tanta capacidade pra enfrentar um concurso público. Basta ser concurseiro profissional, ou seja, deixar de trabalhar pra se dedicar aos concursos públicos que mais cedo ou mais tarde se passa num deles. Isso não é ser competente ou capaz. Então, enfrente um vestibular de Medicina da FUVEST ou através do ENEM se for capaz. Ali não tem decoreba. Vamos lá, experimente. Ah, e o que torna concursos públicos mais difíceis é que grande parte da sociedade quer um estado pra chamar de seu. Quer estabilidade, tranquilidade e, de quebra, se juntar ao corporativismo enraizado nele.

Murilo Andrade Marçal

Enfrente a inciativa privada, registre uma empresa, trabalhe, gere emprego, invista corra riscos, é pedir muito para amebas imundas como estes vagabundos “deservidores” públicos.i

Adriana Soares

Tem gente rasgando o c* com a unha. Chora mais!

Jiovane Bernardi

A proposta senhor Murilo Andrade Marçal atinge somente os servidores do poder executivo, vou lhe ser mais específico: professores, polícia civil, policia penal, motoristas, copeiros, faxineiros, servidores de RH, etc…, consegue perceber que o legislativo sendo eles os políticos com seus altos salários, o poder judiciário com seus penduricalhos não não seram afetados, que somente quem é de certa forma chão de fábrica será afetado essa reforma.

Douglas Alves

vc deve ser um que nunca conseguiu passar em um concurso público Murilo e vc generalizar a maioria como vagabundos….segurança…saúde….educação….quem está sempre na linha de frente defendendo o cidadão…você é louco… porque vc não dirige sua ignorância pra outros poderes que nos sugam a anos e anos com seus salários exorbitantes e corrupção e sempre ficam fora das medidas de supressão de direitos e benefícios…..você foi muito mau no seu comentário….triste saber que você é uma parcela da população que pensa assim.

Sandro

Tá aí um fracassado. Aposto que tentou passar e como não teve competência fica criticando o servidor público. A reforma tem que ser política que ganha o teto do salário cheio de penduricalhos e vantagens. O funcionário público é o próprio povo seu imbecil. Que ao contrário de vc tirou a cabeça do travesseiro e estudou pra ter um futuro melhor. No Brasil é fácil enganar trouxas como vc.

Gerson Silva

Meu caro, acho que você não está dizendo coisa com coisa.

Sandro

Podem chorar mesmo , mas chora de alegria ao passar num certame, não fica igual jacú apoiando quem tira direitos do povo e os benefícios deles políticos e juízes continuam ilezos. Tô vendo barulho dos promotores querendo aumento e a mídia fica calada. Sabe quanto ganha um promotor? E o Zema borrão vai dar e ninguém vai falar nada. Pq são todos borrões só manifestam contra os mais fracos.

Gerson Silva

Meu caro, o Zema não é borrão, é fraco mesmo. Vendeu aquilo que não consegue entregar e o povo mineiro, na sua maioria (diga-se de passagem) comprou essa historinha fajuta nas eleições, assim como, ocorreu na esfera federal. Agora, me parece que você é um servidor que age como os demais: cada um defendendo o seu. CORPORATIVISTA. Pra justificar a defesa de seus interesses ataca outras corporações do mesmo setor. A diferença é que uns ganham mais e outros menos mas, todos são servidores e se aproveitam das benesses do estado, não é? Quero ver quando não houver mais pagadores de impostos pra sustentar o estado como um todo e, isso já está acontecendo. Daí vamos ver o que os competentes servidores públicos farão? Certamente, farão greve que afetará justamente o tal povo que você mesmo diz estar perdendo direitos. Meu caro o povo mesmo está é desempregado nessa pandemia enquanto o servidor está ileso a este caos, certo?

Deustch

Quero ver no futuro aonde o Estado arranjará recursos para pagar as aposentadorias. Peçam aos sindicatos para fazê-lo. Não enxergam um palmo à frente do nariz. Comunistas, é claro.

Marcos

Bosolmino é claro.

Victor Joao

Mas o que ele perde? A reforma é pra ele? Ou quem vai continuar sem dinheiro é o estado? Lembro que o mandato dele acaba em 2022, depois disso o estado continuará falido. Ele vai pra casa dele com os 100 milhões de reais que possui, fruto do seu trabalho, ou quem sabe pra algum país decente. Se eu tivesse 1 milhão já não deixava nessa bosta.

Marcos

O Zema é especialista em vender eletrodomésticos a juros extorsivos. Como governador é um banana.

Victor Joao

Falou, falou, criticou, reclamou e não argumentou nada. Vazio.

Marcos

Acertou, zema não passa de um governador vazio.

Wellington Leite

Perderam a oportunidade de fazerem uma reforma da previdência a nível nacional e agora vão ter que passar por esse desgaste todo. Agora sem a mídia.

Alexandre

A Reforma está super atrasada. E agora arrumaram uma maneira de atrasar mais ainda. Quem perde é o povo. Daqui a pouco, o Estado vai arrecadar só para pagar o Judiciário e a Polícia. E a educação vai afundar mais ainda.

Sandro

Deixa de ser idiota. Os funcionários são do povo trouxa. A reforma tem que ser política que é cheia de previlegio. O funcionário lutou e estudou pra ter dignidade, não é qualquer imbecil mal informado que vai tirar isso não. Amanhã pode ser qualquer um da sua familia a passar no concurso e ficar na mão desses calhordas.

Sandro

Pq os da educação são preguiçosos, não tiram a bunda do sofá e vai na manifestação por seus direitos. São a maioria dos funcionários do estado e menos valorizados pq? Pq só sabem fazer greve e viajar ao invés de manisfestar . Quem não vai atrás do que quer, tem que aceitar o futuro que vier.

Bruno Medina

“Em mais uma derrota do governador Romeu Zema (Novo)”.
Título ERRADO!
O certo deveria ser “EM MAIS UMA DERROTA DO PAGADOR DE IMPOSTOS MINEIRO”.
Não é uma derrota do Zema, se toquem! Zema vai terminar seu mandato e vai seguir sua vida, morar no exterior, ou onde quiser no mundo. É rico e não precisa do cargo pra sobreviver!
Mas o pagador de impostos mineiro que não goza dessa condição!? Esse meus caros, vai continuar sustentando a casta privilegiada!
Derrota de quem mesmo?
Fui!

Bolivar Teixeira

Disse tudo meu caro!

Murilo Andrade Marçal

Concordo, e digo mais, sustentar casta de vagabundos.

Marcos

Os incompetentes não conseguem passar em um concurso público e ficam criticando. O Zema é um desastre.

Gerson Silva

Mas, que papo é esse que para passar num concurso público tem de ser competente? De onde tirou essa vigarice? Pra passar num concurso tem de viver de concursos meu caro. Tem de ficar sem trabalhar pra estudar o tempo todo e isso a maioria não pode fazer, né? E aqueles que passam em concursos fraudando? Competente meu caro é quem encara a carreira profissional sem precisar se encostar no estado. Quem tem coragem e competência de empreender, de empregar pessoas e, além de tudo, ainda, sustenta um monte de servidores que estudaram, apenas, para passar num concurso e nada mais. Não culpo os servidores mas, sim o sistema que os acolhe. Isso é que tem de ser mudado pois, muitos servidores vão por estado e lá permanecem na moita, só esperando o salário cair na conta. Quanto ao Zema ele é um desastre mesmo porque é fraco e não consegue ter base alguma pra aprovar aquilo que prometeu e que sabia não poder entregar.

Bruno Medina

KKKKK eles realmente acreditam nesse mantra! “se passei num concurso, estou logo abaixo de Deus!”
Pra você ver a mentalidade…

Fred

O problema não é de mentalidade. O problema são as pessoas criticarem as outras sem conhecimento de fato do que está discutindo. O problema não é se é da iniciativa privada ou se é servidor público e sim a robalheira e os desvios. Sabia que a maioria dos servidores públicos ganham até 3.000,00? Os super salários que se vê na TV são de 1% de toda a categoria de servidores. São o que chamamos de amigos do rei. Para enriquecer seu conteúdo e mudar seu posicionamento de que o problema do estado são os servidores, pesquise na internet sobre o FUNPEMG e depois posta aqui. Terei prazer em dialogar com você. Abraços.

Marcos

Pelo papo não chegou a tentar, pois faltou competência. Desconhece tudo sobre o serviço público, muita ignorância. Um país que consegue eleger o bozo doido explica tanta ignorância.

Gerson Silva

Rapaz, deixa de ser pequeno. Pelo seu papo deve ser um desses encostos que temos no estado. Não conheço a fundo o setor público, até porque, não estou nele mas, conheço muitos servidores, inclusive, tenho amigos servidores e é fácil saber como a coisa funciona. Fiz uma opção profissional na iniciativa privada. Agora se quisesse ou mesmo, se quiser, posso estudar pra um concurso público qualquer que passo. Qualquer um que quiser e ficar, apenas, por conta de concursos, passa. É questão de tempo meu caro.

Marcos

Me diga com quem andas que te direi quem és. Se andas com funcionários públicos pilantras não tem o direito de generalizar. A lei da atração é por suas escolhas.

Marli Marques Mendes

“Zema perde” confia no seu potencial Orion Teixeira. #contemironia

Murilo Andrade Marçal

Salário dos “deservidores” deveria ter um teto máximo de 5 mil reais, em todos os poderes, quem quiser ganhar dinheiro abra uma empresa e trabalhe.

Marcos

Vai estudar analfabeto vagabundo.

Murilo Andrade Marçal

Imbecil sou formado em ciências contábeis,. vivo do meu trabalho, você é um vagabundo que vive do trabalho alheio.

Marcos

Estou ganhando bem e vou te contratar véio maluco. Ja que vc é formado em ciências contábeis quanto cobra para dar um balanço no meu saco.

Murilo Andrade Marçal

Não posso sou vagabundofóbico.

Gerson Silva

Governo fraco, dá nisso aí. Não tem base parlamentar e, sequer, uma liderança na ALMG que possa apoia-lo nas reformas. Esse será um governo alá governo federal. Quem vai continuar pagando as contas serão os mineiros pagadores de impostos, né? Agora, cadê os deputados boçalnaristas da ALMG que diziam apoiar o Bozo e o Zema? Sumiram? Não, é que uma boa parte deles ou é servidor público ou está ligado aos servidores. E o povo é mesmo trouxa.

Walquiria Costa

Perfeito. A manutenção de privilégios aos servidores públicos vai cair nas costa dos pagadores de impostos. Esses deputados estaduais brigam pela manutenção das mamatas do serviço público, não pensam no povo e sim nos seus apadrinhados. Povo vamos levantar nossas bandeiras para banir essa gente, inclusive esse tal de Agostinho Patrus. Quero ver quando Minas quebrar quem vai pagar os salários desses servidores públicos.

Walquiria Costa

Estado de Minas está se tornando um jornaleco de esquerda, amigo dos maiores ladrões do Brasil, inclusive LULA, Onde se viu um cara que quebrou o Brasil junto com sua turma de tanto roubar, dar pitacos como se fosse a alma mais pura do mundo. Só no EM.

Gerson Silva

Olha, a fila anda e quem vive de passado é museu. Que o lulo-petismo foi um desastre, não precisa dizer. O lulo-petismo foi tão desastroso que permitiu que um cidadão do porte do Bozo fosse eleito presidente da república. Entendeu: um Bozo eleito presidente. Deu o que fazer pra livrarmos da anta da Dilma e, se não bastasse esse sacrifício, elegeram uma outra anta só que de coturno. A bola da vez é o Bozo e ele criou o BozoPetismo, uma mistura de lulo-petismo com boçalnarismo. Ambos são farinha do mesmo saco.

Walquiria Costa

Porque o EM não faz uma reportagem sobre o que o governo federal tem feito para melhorar o Brasil, em vez de só trazer noticias fabricadas pela Globo. Ouça outros especialistas a não os de sempre que podem divergir desta turma. Vcs só trazem especialistas que falam o que vocês querem ouvir, tragam outras opiniões. Até parece que vcs se juntaram à Rede Globo, Rádio Itatiaia, Estadão, Folha, com a mesma ladainha. Mude antes que vocês desapareçam.

Gerson Silva

O Governo federal tem feito o que pra melhorar o Brasil? Tá tomando Cloroquina em excesso, hein? Tá maluca? Está no Brasil? Mais de 86000 mortos em, praticamente, 04 meses de pandemia e o governo federal sabotando a saúde? Economia em frangalhos e o MiGuedes querendo aumentar impostos? Um almirante posto no Ministério da Educação com currículo falso? Militares empregando parentes em empresas estatais? Família Bozo envolvida até o pescoço com milícias, rachadinhas e funcionários fantasmas? Envolvida até o pescoço com FAKE NEWS? E você me vem dizer que o governo federal está fazendo muito pelo Brasil? Fale, então, um pouco daquilo que o grandioso MINTO tem feito de bom pra nós brasileiros. Por favor, talvez eu possa mudar de opinião. DIGA AÍ.

Walquiria Costa

Falem um pouco sobre os países com regimes ditatoriais, tais como a China, Venezuela, Coreia, etc., onde a supressão das liberdades pessoais já fazem parte do cotidiano, onde só por discordar do sistema são presos e mortos, onde não respeitam as diferenças, falem um pouco, não se omitam.

Gerson Silva

China? Quem dera se tivéssemos uma pequena fração do empenho e dedicação que o povo chinês tem. Quer seja no trabalho, quer seja nos estudos. Regimes ditatoriais? Dá pra citar outros além desses que os Bozos repetem como papagaio de pirata, como se fossem ameaças ao mundo? Continue o etc, por favor…Dá pra encher uma mão?

Walquiria Costa

O Ministro Dias Tófolli, está envolvido em recebimento de propinas da Odebretch. Porque vocês não falaram um palavra sequer sobre este assunto. Se fosse o presidente talvez vocês fizessem uma edição extra.

Gerson Silva

Ora Walquiria, se isso que está dizendo é fato, denuncie ou, então, tome cuidado pra não falar mais do que a boca. Que diga a tal Sara Geromini, não é?

Fernando Mendes Silva

Aí lá na frente o governo volta a atrasar os salários de todos os servidores do poder Executivo, inclusive da segurança pública e da saúde, aí começa de novo a choradeira. Aí façam o seguinte: peçam dinheiro pro Sargento Rodrigues e pro Coronel Sandro, que estão CAGANDO E ANDANDO PRA VCS e continuarão com seus subsídios parlamentares garantidos, já que são de outro Poder. Continuem lá chupando a benga deles, bando de trouxas.