eCitaro, o marco da Mercedes-Benz no 55.555º Citaro

Mercedes-Benz comemorou com um modelo eCitaro, versão equipada com motor elétrico, a unidade 55.555º da linha Citaro, que é comercializada na Europa desde 1997 - Foto: Merces-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz comemorou o 55.555º ônibus Citaro com uma unidade da versão equipada com motor elétrico, o eCitaro. Essa linha é comercializada na Europa. O marco foi atingido no final de novembro.

Mas foi na quinta (05/12), porém, que a montadora da Alemanha tratou da forma como comemorou aquele marco. O modelo eCitaro é parte de uma encomenda feita, de dez unidades, pela empresa Bergkvarabuss, de Trelleborg, cidade do Sul da Suécia.

Por sua vez, o chefe de vendas da Daimler Buses, Roman Biondi, em nota, festejou assim: “O modelo elétrico é a nossa resposta à necessidade de ônibus urbanos silenciosos e livres de emissões. Como resultado, ele está fazendo com que nossas cidades se tornem lugares muito melhores para se viver”.

O Citaro entrou em produção em 1997. “Depois de vender mais de 32.000 unidades, a segunda geração do Citaro chegou em 2011 e continuou a ter as mesmas qualidades, só que mais aprimoradas do campeão de vendas original. Foi também o primeiro ônibus urbano do mundo a atender a norma de emissões Euro 6 (Norma Ambiental Europeia para indústria de motores a combustão), já em 2012”, relata nota Mercedes-Benz.

eCitaro opera em situação crítica

A Mercedes-Benz deu destaque ao fato que o eCitaro opera com um conjunto de doze grupos de baterias, que garantem 292 kWh. O coletivo, acrescenta a montadora alemã, atinge níveis de autonomia viáveis mesmo no clima severo dos invernos da Escandinávia.

Sobre sua cliente, com sede em Kalmar (Suécia), a informou que ela tem negócios em todos os segmentos de transporte por ônibus – regulares urbanos, escolares, rotas rodoviárias e traslados para navios de cruzeiro em cidades portuárias.

A Bergkvarabuss constitui uma rede de mais de 30 filiais na Suécia, Dinamarca e Alemanha. Sua frota supera 1.000 ônibus. É, portanto, a maior empresa privada da Europa no seu nicho.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

#MercedesBenz #Kalmar #Suécia #eCitaro #Euro6 #DaimlerBuses #Escandinávia #Bergkvarabuss #Trelleborg #ÔnibusElétrico

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments