Jardim Canadá acata Bolsonaro e fura quarentena

  • por | publicado: 13/04/2020 - 23:49 | atualizado: 16/04/2020 - 14:06

Empresas de serviços da Rua Vancouver, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, funcionaram normalmente - Foto: ALÉM DO FATO

Seguindo orientação do presidente da República, Jair Bolsonaro, o comércio de rua funcionava a todo vapor na manhã desta segunda (13/04) no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima (MG). Nem de longe lembrava a primeira semana da implantação do isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O isolamento, porém, é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS/ONU) como uma das formas eficientes de prevenção contra a pandemia. Mas, o presidente tem criticado diariamente a medida. Além disso, faz saídas frequentes para contatos com o público em Brasília. Dificilmente usa de máscaras recomendadas.

Em outra frente, Bolsonaro promove confrontos diários contra o próprio ministro da Saúde, médico Luiz Henrique Mandetta. Acusa o ministro de responsável pelo medo gerado em parte da população. Além disso, classifica o pânico como “histeria“.

Bolsonaro credita ao isolamento a principal causa para as dificuldades que terão as empresas e também para o desemprego.

Jardim Canadá abriu suas fábricas

Hoje, portanto, a vida parecia normal em todas as atividades do bairro Jardim Canadá. Além das áreas essenciais, abriram as portas lojas de material de construção, madeireiras, floricultura, material elétrico, bares, lanchonetes, casas de móveis, marmorarias, oficinas mecânicas e de lanternagem, papelarias etc. Entre as indústrias, as fábricas de cervejas artesanais e de contêineres tiveram expedientes.

O comércio do bairro Jardim Canadá, distante a 10 km de Belo Horizonte e 18 km do AlphaVille (trevo de Ouro Preto), é estratégico para a população dos principais condomínios horizontais fechados de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito e Moeda. Isso tanto no bastecimento de alimentos quanto na opção de serviços (incluindo bancos e correios).

Pessoas conversam com naturalidade em um estabelecimento comercial – Foto: ALÉM DO FATO

Nas ruas, as pessoas transitavam e se interagiam, então, sem muita demonstração de receio do contato. Poucas faziam uso de máscaras protetoras.

#IsolamentoSocial #PandemiaDoNovoCoronavírus #UsoDeMáscaras #MinistroMandetta #PresdenteBolsonaro #JardimCanadá #NovaLima

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments