Anúncio da troca no comando no Ministério da Infraestrutura, saída de Tarcísio de Freitas e a possível nomeação de Marcelo Sampaio, atual secretário-executivo da pasta, derrapou nas garagens do empresariado dos ônibus rodoviários. Neste domingo (27/03), a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) teria pulicado “nota oficial” festejando a “nomeação”. Mas, a tal nota evaporou na internet.
Quem noticiou foi o portal Diário do Transporte, referência e sempre bem informado no segmento. Todavia, retirou o post. No site da Abrati, por sua vez, não há tal nota nem indicação de que teria sido publicada e, então, retirada.
“ Abrati comemora nomeação de novo ministro da Infraestrutura – Presidente Jair Bolsonaro nomeou Marcelo Sampaio para o cargo. A Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) publicou uma nota neste domingo, 27 de março de 2022, comemorando a nomeação de novo ministro da Infraestrutura. O presidente Jair Bolsonaro nomeou o atual secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, como […]”. Essa a chamada, ressaltando a tal comemoração, foi enviada para os seguidores do Diário do Transporte às 19h05.
Mas, quem buscou a notícia no link fornecido encontrou um pedido de desculpas: “Desculpe. A página que você procura “https://diariodotransporte.com.br/2022/03/27/abrati-comemora-nomeacao-de-novo-ministro-da-infraestrutura/” não está disponível”.
Tudo indica, entretanto, e considerando a credibilidade do Portal Diário do Transporte, que o empresariado dos busões se antecipou na comemoração oficial. Então, despejou água no próprio shopp da festança antecipada.
Até a postagem desta notícia não havia publicação de extra do Diário Oficial da União (DOU). A última edição, portanto, foi a de sexta (25/03).
Tarcísio anunciou o Sampaio
A declaração mais contundente para chegada de Sampaio ao topo da Infraestrutura foi no dia 04/03, em São José dos Campos (SP). Tarcísio, após comemorações da nova concessão da Via Dutra (Rio-São Paulo), ao lado de Bolsonaro, chancelou o substituto. Mas, na entrevista, ao abordar as privatizações que deixaria em aberto. Portanto, para Sampaio tocar.
— O leilão de Congonhas é super importante e vai andar. Nós temos a BR 381-MG da qual nós não abrimos mão e quem vai entrar (como ministro), o Marcelo Sampaio, sabe exatamente que a BR-381 é super importante e que ele vai ter que dar prioridade. O pipeline (cronograma de projetos ) está preservado — salientou o ministro. (sic – O Globo).
Representatividade da Abrati
Em seu portal, Abrati informa que “congrega cerca de 100 empresas no país”. E que seus associados responderiam, portanto, por “cerca de 80% do total de passageiros x quilômetros transportados de todo o segmento rodoviário regular interestadual e internacional”.
Abrati se posiciona
Nesta terça (29/03), via assessoria, a Abrafati, enviou a nota abaixo:
“A Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros – gostaria de esclarecer alguns pontos sobre a matéria intitulada “Abrati (donos de ônibus) teria recuado em festejo ao ministro”, publicada no último dia 27 de março pela coluna Além do Fato.
Gostaríamos de ressaltar que a nota de apoio à segurança jurídica e à continuidade das políticas setoriais foi publicada pela Abrati em seu perfil no Linkedin no último dia 27 de março e segue disponível na plataforma conforme pode ser confirmado no link: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6913826259454029824
O objetivo da publicação foi apenas reforçar a posição da entidade acerca da importância de estabilidade regulatória, segurança jurídica e previsibilidade nas políticas públicas setoriais que parecem ter sido privilegiadas pelo governo com a indicação do senhor Marcelo Sampaio para o Ministério da Infraestrutura.
Também importante ressaltar que a ABRATI é uma associação que representa 60 empresas operadoras do transporte rodoviário de passageiros, não tendo em seu quadro pessoas físicas ou donos de ônibus, como ocorre em outras associações”. (sic)
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