Até o dia 12 de setembro, a sede do Crea-MG terá um posto temporário de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), para fazer o cadastramento biométrico da população. Aberto a todos os cidadãos, o atendimento ocorre de 12h30 às 17h30, na sede do Conselho, em Belo Horizonte, buscando ampliar o cadastramento biométrico da população. O serviço funcionará no hall de entrada do prédio, na avenida Álvares Cabral, 1.600, bairro Santo Agostinho. O atendimento começou no dia 1º deste mês.
A principal função da biometria é assegurar que, no dia da eleição, nenhuma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, protegendo a democracia de fraudes e garantindo mais segurança e integridade ao processo eleitoral. A coleta biométrica garante mais segurança ao voto, evitando fraudes, e auxilia na criação de um cadastro único de identificação civil, que deve facilitar o acesso a diversos serviços públicos.
Parceria ampla
Além do Crea-MG, outras nove instituições de Belo Horizonte recebem os postos de atendimento provisórios ao eleitor. O atendimento é voltado principalmente para os trabalhadores desses locais, mas está aberto também a qualquer cidadão. No espaço, serão oferecidos serviços de cadastro biométrico, emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e regularização da situação cadastral.
Documentos necessários
Cadastrar a biometria é fácil e gratuito. Basta comparecer a qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral em Minas Gerais, ou aos postos temporários, apresentando:
Documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento ou casamento (original);
Comprovante de endereço;
Comprovante de quitação com o serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem tirar o título pela primeira vez);
Título de eleitor e CPF, se possuir.
Antes de buscar atendimento, você pode consultar a situação do seu título eleitoral e verificar se a biometria já foi coletada. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral (opção 7) do TSE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.
Expansão do cadastramento
Implantado desde 2008 na Justiça Eleitoral, o sistema biométrico identifica eleitoras e eleitores em todo o país por meio das impressões digitais, da assinatura e de fotografia. Atualmente, 70,8% dos eleitores mineiros têm a biometria registrada, índice abaixo da média nacional, que é de 86%. O objetivo do TRE-MG é ampliar a cobertura no estado e aumentar a segurança do processo eleitoral.
Além da instalação dos postos temporários em Belo Horizonte, o TRE-MG também realiza a Caravana da Biometria, que leva atendimento a municípios sem sede de zona eleitoral.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.