Economia

Brasil só entraria na OCDE se criada a porta da corrupção

Na falta de assunto positivo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, requentou café ralo de ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esse é o chamado “clube dos países ricos”. Mas, o próprio ministro sabe que o país descumpre princípios básicos econômicos, no combate à corrupção, científicos, ambientais e sociais para ser avaliado.

O Governo Bolsonaro tem atitudes sofríveis para o espelho da OCDE. Todavia, Guedes diz amém, por apego ao cargo. Por isso, então, na quarta (16/12), preferiu distrair jornalistas com abobrinhas. Portando, encheu barrigas vazias com lereias de sempre na agricultura e Amazônia.

Os editores dos jornais, rádios, TVs e sites de notícias, pelo visto, ficaram satisfeitos. Pois, publicaram relatórios e vastos declaratórios. Nada questionaram. Portanto, repassaram tudo como sagradas verdades.

Guedes, então, vomitou que o Governo Bolsonaro “cumpre” 94 das 245 condicionantes exigidas pelo “clube”. Jornalistas não confrontaram o ministro com um checklist de verdades. O ministro, muito à vontade, jogou alpiste aos trouxas. Assim sendo, fez festa com divagações para o agronegócio, Bolsa Família e adereços, além das consagradas mentiras sobre a Amazônica. Ou seja, pautou o que quis, apoiado no tal “Relatório Econômico Brasil 2020”, da OCDE.

Seguindo o chefe, Paulo Guedes evitou, portanto, as flores murchas dos jardins do Alvorada, Planalto, Praça dos Três Poderes e Executivos e Legislativo nos Estados (principalmente capitais). Ou seja, não falou da corrupção. Mas, também, nem foi importunado.

OCDE teria de rasgar estatutos

Mas, o ministro da Economia sabe, muito bem, que, mantida a tolerância à corrupção, o Brasil nunca entrará solene, pela porta da frente, na OCDE. Só com o impossível: por exemplo, se aberta uma porteira de fundos, para ‘passar a aboiada’ (países) da corrupção.

Ou seja, a Organização teria de abandona seus princípios.

Reforço que o Brasil está pronto para ingressar na OCDE” (sic), Paulo Guedes. Fala sério, ministro!

Nairo Alméri

Ver Comentários

    • Legal que isso é o único argumento a qualquer crítica do governo, "vai pra cuba", foi a msm coisa se critica-se governos de esquerda, e agora de direita; para de ser estúpido, não apenas por si mesmo, mas por seu país que tu tanto ama mas não busca melhorar. Ter político de estimação é o pior erro que nossa população faz.

Posts Relacionados

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

14 horas atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

2 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

3 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

3 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

5 dias atrás

Caso Daniel Alves inspira bares de BH no combate à violência contra mulher

A maioria dos 4.136 estabelecimentos de BH já pode aderir ao Protocolo Quebre o Silêncio,…

5 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!