Termina na 5ª consulta para renovação de filantropia ao Hospital Célio de Castro

Hospital do Barreiro, localizado na região de mesmo nome, foto Olavo Maneira/HMDCC

O Ministério da Saúde (MS) abriu consulta pública, que se encerra nesta quinta (8), para ouvir a sociedade sobre a renovação do título de filantropia ao Hospital Dr. Célio de Castro. A unidade também é conhecida como Hospital Metropolitano do Barreiro.

O título de filantropia representa economia de R$ 30 milhões ao ano para o hospital, possibilitando a celebração de convênios com o Ministério. E mais, o funcionamento da totalidade dos leitos do hospital, além de outros benefícios.

As manifestações podem ser feitas até amanhã (8) no site do SISCebas, no seguinte link: http://siscebas.saude.gov.br/siscebas/WebApplication/consultaPublica.php

Para se manifestar, o SISCebas solicita o nome completo, o número do CPF e pede que o cidadão justifique a necessidade do título de filantropia para o HMDCC. O Site Além do Fato apoia essa causa.

Estrutura

Localizado na região do Barreiro (Oeste de BH), o hospital ocupa uma área construída de 46.000 m², com 13 andares e um heliponto. São 460 leitos, sendo 80 de CTI, e 16 salas de cirurgias.

O hospital tem perfil de atenção em urgência e emergência clínica, cirúrgica e AVC com atendimento referenciado e regulado pela Central de Internação. Como não tem pronto-socorro, o Hospital não atende pacientes sem encaminhamento da Central de Internação.

A unidade é também referência para a Rede SUS-BH e para o Estado no atendimento de alta complexidade nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.

Oferta de atendimento

O HMDCC conta com 460 leitos e 16 salas de cirurgia. São 220 leitos de clínica médica, 100 leitos cirúrgicos, 80 leitos de CTI, 35 leitos de AVC, 10 leitos de decisão clínica e 15 leitos de Hospital Dia.

A capacidade de atendimento mensal do Hospital é de 1.400 internações por mês, sendo 600 delas cirúrgicas, 8 mil exames de imagem/mês e 75 mil exames laboratoriais.

Campanha pela renovação do título de filantropia

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.