Republicanos buscam apoio de Bolsonaro a Mauro Tramonte para enfrentar Kalil

Defensores da candidatura de Mauro Tramonte à prefeitura de BH querem o apoio do presidente Bolsonaro. Foto - Flávia Bernardo/ALMG

Defensores da candidatura de Mauro Tramonte à prefeitura de BH querem o apoio do presidente Bolsonaro. Foto - Flávia Bernardo/ALMG

Lideranças políticas que defendem a candidatura do deputado Mauro Tramonte (Republicanos) à prefeitura de Belo Horizonte começaram a sonhar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mais que sonhar, alguns líderes políticos da bancada evangélica começaram, ainda que discretamente, a trabalhar para conquistar esse apoio.

O potencial que Tramonte vem demonstrando nas pesquisas de intenção de voto, somado ao prestígio que o presidente tem junto ao eleitorado da capital (ainda que esteja com viés de baixa), pode equilibrar a disputa com o prefeito Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição, que, até o momento, é franco favorito.

Na última pesquisa feita pelo instituto Quaest, Kalil tem 36% das intenções de voto, contra 24% de Tramonte. A diferença de 12 pontos percentuais, numa disputa que só ocorrerá em outubro de 2020, não é considerada grande por especialistas.

A avaliação positiva do presidente Bolsonaro na capital é de 33% (conforme a Quaest), um pouco acima da média nacional, que é de 30%. No segundo turno da eleição presidencial, Bolsonaro conquistou 65,59% dos votos válidos em Belo Horizonte, contra 34,41% de seu oponente, o petista Fernando Haddad.

Ainda que esteja com o prestígio em queda, e que a transferência de voto não seja automática, todos os candidatos de centro-direita querem o apoio de Bolsonaro, tanto em BH como nas demais capitais.

Por conta da ligação de Tramonte com os evangélicos (ele tem um programa na Rede Record Minas, que é do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal), as negociações para conquistar o apoio do presidente podem ser mais fáceis. Pelo menos é o que acreditam os defensores da candidatura de Tramonte à prefeitura de Belo Horizonte.

Relacionadas

Pré-candidatos à prefeitura de BH se articulam para enfrentar Kalil

“Eleição é o seguinte: fez boa gestão está eleito”, afirma prefeito Kalil

Presidente Bolsonaro terá candidato em BH para enfrentar Kalil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments